Resumo:
O trabalho tem como proposta trabalhar o Cangaço reconhecendo as contribuições
culturais e estéticas deixadas pelo movimento, que marcaram época e ainda se mantêm vivas
na memória dos brasileiros e, de modo especial, dos nordestinos, analisar a historiografia do
cangaço através de teóricos sobre o tema, textos acadêmicos e literaturas populares, que nesse
caso foram os cordéis, através desse estudo questionar o modo como se trabalha o tema no
ensino fundamental e médio, como o livro didático retrata o tema e novas formas de
desenvolver uma boa aula com “novas” formas de didática, levando em conta toda a
dificuldade que os professorem enfrentam com as escolas públicas. Enfatizando a importância
do cordel em toda uma construção do imaginário do aluno, aproveitando também que o tema,
principalmente para a cultura nordestina, é bem atraente aos olhos dos estudantes. O trabalho
se estrutura em Três capítulos, O primeiro uma ambientação do cenário estudado e de seus
integrantes, o segundo uma análise historiográfica dos textos acadêmicos e literaturas de
cordel e o terceiro um estudo sobre a influência do assunto no ensino de história das escolas e
a utilização do cordel em sala de aula.
Descrição:
FERREIRA, R. E. S. O cangaço: uma discurssão historiográfica e seus reflexos na sala de aula. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.