Resumo:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Uma Ação Interventiva do Serviço Social
com Crianças Moradoras do Bairro das Cidades em Campina Grande/PB
apresenta uma experiência de intervenção do Serviço Social, vivenciada durante o
processo de estágio supervisionado da autora, aluna do curso de Serviço Social da
UEPB. Apesar de ter sido desenvolvida numa instituição ligada à questão
habitacional, a CEHAP/PB, o objeto desta intervenção foi a educação ambiental e o
seu objetivo geral desenvolver ações educativas a respeito da questão ambiental,
com as crianças entre 9 a 11 anos de idade, moradoras do conjunto habitacional
Bairro das Cidades. A metodologia utilizada foi dividida em dois momentos: a fase
de preparação e a de execução propriamente dita, que se realizou em seis (6)
encontros com um grupo de vinte (20) crianças. Cada um deles discutiu uma
temática específica, mas, todas versaram sobre a questão ambiental e a
preservação da natureza. A identificação do objeto trabalhado fundamentou-se na
discussão contemporânea sobre os resultados da Conferência de Istambul que
deram origem a Agenda Habitat e ao novo conceito de viver e morar bem. O
discurso da sustentabilidade remete à importância da educação ambiental, que
apesar de não se configurar como um campo de intervenção apenas dos assistentes
sociais, é a ferramenta que pode contribuir na ação interventiva desses profissionais
nos seus espaços ocupacionais.
Descrição:
GRANGEIRO, C. da S. Educação ambiental: uma ação interventiva do serviço social com as crianças moradoras do Bairro das Cidades em Campina Grande/PB. 2011. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011