Resumo:
A música se apresenta como uma estratégia didática de caráter lúdica, que atua como um elemento motivador e facilitador no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos escolares. A partir dela é possível promover uma abordagem contextualizada e interdisciplinar no Ensino de Química, sendo uma forma atrativa de interação que ultrapassa a barreira da educação formal e supera a abordagem tradicional do ensino de Química baseada no modelo transmissão-recepção. A sua utilização pode despertar motivação e interesse, contribuindo para desenvolver a capacidade de tomada de decisões, frente à compreensão e resolução de problemas do cotidiano. Desta forma, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar quais as contribuições da música como recurso didático auxiliar para a aprendizagem do conteúdo de gases com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Munícipio de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. O público alvo foram 32 estudantes. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários. Para análise e categorização dos dados, utilizaram-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados foram expressos em quadros com posterior análise á luz do referencial teórico. Os resultados revelam que os estudantes obtiveram uma aprendizagem significativa, conseguindo assimilar diversos conceitos trabalhados a partir da letra da música, em suas estruturas cognitivas. Dessa forma, percebe-se que os estudantes avaliam positivamente o recurso didático, afirmando que ele contribuiu em sua aprendizagem e despertou interesse e motivação pelo o estudo dos gases.
Descrição:
SOUSA, P. D. R. de. A música como recurso didático auxiliar na construção de conceitos referentes ao estudo dos gases. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.