UEPB - Repositório Digital

A música como recurso didático auxiliar na construção de conceitos referentes ao estudo dos gases

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Paulo Deyvity Rodrigues de
dc.date.accessioned 2018-04-23T18:05:47Z
dc.date.available 2018-04-23T18:05:47Z
dc.date.issued 2016-12-21
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16388
dc.description SOUSA, P. D. R. de. A música como recurso didático auxiliar na construção de conceitos referentes ao estudo dos gases. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A música se apresenta como uma estratégia didática de caráter lúdica, que atua como um elemento motivador e facilitador no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos escolares. A partir dela é possível promover uma abordagem contextualizada e interdisciplinar no Ensino de Química, sendo uma forma atrativa de interação que ultrapassa a barreira da educação formal e supera a abordagem tradicional do ensino de Química baseada no modelo transmissão-recepção. A sua utilização pode despertar motivação e interesse, contribuindo para desenvolver a capacidade de tomada de decisões, frente à compreensão e resolução de problemas do cotidiano. Desta forma, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar quais as contribuições da música como recurso didático auxiliar para a aprendizagem do conteúdo de gases com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Munícipio de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. O público alvo foram 32 estudantes. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários. Para análise e categorização dos dados, utilizaram-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados foram expressos em quadros com posterior análise á luz do referencial teórico. Os resultados revelam que os estudantes obtiveram uma aprendizagem significativa, conseguindo assimilar diversos conceitos trabalhados a partir da letra da música, em suas estruturas cognitivas. Dessa forma, percebe-se que os estudantes avaliam positivamente o recurso didático, afirmando que ele contribuiu em sua aprendizagem e despertou interesse e motivação pelo o estudo dos gases. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Gases pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.title A música como recurso didático auxiliar na construção de conceitos referentes ao estudo dos gases pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta