Resumo:
As prescrições dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na prática pedagógica constituem um grande desafio para o professor de química na pós-modernidade. O ensino às vezes é pautado no paradigma voltado para a transmissão-recepção de informações onde o aluno é considerado um mero espectador, e muitas vezes suas concepções e vivências não é entendida como obstáculo a ser superado. Nessa perspectiva a pesquisa consiste em avaliar uma proposta didática para o ensino de funções inorgânicas na educação básica, contando com um público-alvo de 12 professores de química em formação inicial concluintes no período 2016.1 da Universidade Estadual da Paraíba através da aplicação de um minicurso com carga horária de quatro horas. O método utilizado foi o quantitativo e qualitativo. Os dados obtidos a partir desse estudo apontam que os sujeitos da pesquisa avaliaram de forma positiva a proposta didática apresentada conferindo um grande potencial de aplicação futura com estudantes da educação básica. Os licenciandos em química apresentaram pouco conhecimento teórico-metodológico no que tange os temas estruturadores, entretanto, demonstraram interesse em utilizar em sua prática pedagógica. Na visão dos entrevistados a proposta contempla o ensino de funções inorgânicas com enfoque na Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente promovendo um processo de aprendizagem contextualizado e interdisciplinar, valorizando os conhecimento e vivência dos estudantes. Nesse contexto faz-se necessário investir na formação inicial de professores numa perspectiva cidadã crítico-reflexiva, repensando o currículo e as práticas docentes do ensino superior.
Descrição:
LUNA, L. C. de. Proposta didática a partir da temática coméstico capilar com enfoque CTSA. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.