dc.contributor.author |
Luna, Leossandra Cabral de |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-23T18:06:15Z |
|
dc.date.available |
2018-04-23T18:06:15Z |
|
dc.date.issued |
2016-12-05 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16392 |
|
dc.description |
LUNA, L. C. de. Proposta didática a partir da temática coméstico capilar com enfoque CTSA. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As prescrições dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na prática pedagógica constituem um grande desafio para o professor de química na pós-modernidade. O ensino às vezes é pautado no paradigma voltado para a transmissão-recepção de informações onde o aluno é considerado um mero espectador, e muitas vezes suas concepções e vivências não é entendida como obstáculo a ser superado. Nessa perspectiva a pesquisa consiste em avaliar uma proposta didática para o ensino de funções inorgânicas na educação básica, contando com um público-alvo de 12 professores de química em formação inicial concluintes no período 2016.1 da Universidade Estadual da Paraíba através da aplicação de um minicurso com carga horária de quatro horas. O método utilizado foi o quantitativo e qualitativo. Os dados obtidos a partir desse estudo apontam que os sujeitos da pesquisa avaliaram de forma positiva a proposta didática apresentada conferindo um grande potencial de aplicação futura com estudantes da educação básica. Os licenciandos em química apresentaram pouco conhecimento teórico-metodológico no que tange os temas estruturadores, entretanto, demonstraram interesse em utilizar em sua prática pedagógica. Na visão dos entrevistados a proposta contempla o ensino de funções inorgânicas com enfoque na Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente promovendo um processo de aprendizagem contextualizado e interdisciplinar, valorizando os conhecimento e vivência dos estudantes. Nesse contexto faz-se necessário investir na formação inicial de professores numa perspectiva cidadã crítico-reflexiva, repensando o currículo e as práticas docentes do ensino superior. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Inicial de Professores |
pt_BR |
dc.subject |
CTSA |
pt_BR |
dc.title |
Proposta didática a partir da temática coméstico capilar com enfoque CTSA |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |