Resumo:
Esse artigo se configura como sendo um relato de experiência que defende a importância da
Literatura Infantil para a construção da identidade racial das crianças e adolescentes na escola.
Tendo como objetivo apresentar um relato de experiência, a partir das vivências em sala de
aula voltadas para a questão afro- descendente no contexto da literatura infantil. Considerando
que esta nada mais é que a grande aliada, tanto da formação do leitor, como da luta contra o
racismo na escola e na sociedade, incluindo a Lei Nº 10.639/03, aprovada em 2003, que
estabeleceu a obrigatoriedade do ensino sobre a história e a Cultura Africana e afro
descendente. Esse estudo está dividido em três partes, sendo que a primeira enfoca
perpassamos nosso olhar sobre a concepção de infância e os percussores da literatura infantil
no mundo e no Brasil, bem como sobre o racismo presente nas obras de Monteiro lobato.
Finalizando com um relato de experiência, demonstrando algumas possibilidades de trabalhar
a história e a cultura africana e através de experiências práticas com a literatura infantil na
sala de aula. Ancoramo-nos nos estudos de Santos (1987); Dória (2008); Baldi (2009);
Abramovich (1995) e outros.
Descrição:
MARQUES, S. K. B. Literatura infantil afro brasileira: da importância ao relato de experiência. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.