dc.contributor.author |
Borges, Elyonara Ferreira |
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dc.date.accessioned |
2018-04-24T16:14:33Z |
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dc.date.available |
2018-04-24T16:14:33Z |
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dc.date.issued |
2016-12-02 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.652 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16450 |
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dc.description |
BORGES, E. F. The best age to learn english: an action research at Universidade Aberta à Maturidade (UAMA). 2016. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo é caracterizado como uma pesquisa-ação na qual o principal objetivo foi
intervir em um grupo de alunos idosos na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) na
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) através do ensino-aprendizagem de Inglês como
Língua Estrangeira (ILE) no intuito de analisar as possíveis implicações dessa experiência
para os alunos. Nossos objetivos específicos são: (1) refletir sobre as implicações dos aspectos
sociais, isto é, o impacto do aprendizado de inglês como língua estrangeira na vida social dos
alunos; (2) analisar os aspectos cognitivos, isto é, memória, acuidade auditiva, atenção e
maturidade cognitiva nesse contexto de aprendizagem; e (3) entender o papel da emoção
(aspecto afetivo) no ensino-aprendizagem de inglês para idosos. A motivação principal para
esse estudo se concentra na nossa participação em um projeto de extensão que promoveu o
ensino de inglês na UAMA, devido ao caráter inclusivo do aprendizado de língua.
Acreditamos que é necessário a (re) inserção dos idosos e que é possível dar-lhes voz através
do aprendizado da língua inglesa. Os dados dessa pesquisa foram gerados a partir do uso de
três instrumentos: sequência didática, relatos reflexivos e, por último, uma entrevista face-aface
com os alunos. Baseamos os nossos estudos em Moita Lopes (2009), que traz o conceito
de Linguística Aplicada Indisciplinar, a qual busca promover o estudo e compartilhamento de
saberes de grupos marginalizados; Pizzolatto (1995), que apresenta uma profunda reflexão
sobre o ensino-aprendizagem de língua estrangeira para idosos, tendo em vista o fator empatia
com um dos mais influentes a serem considerados em sala de aula; além de Boianoski e
Fernandes (2006), as quais discutem sobre aspectos cognitivos e sociais presentes nesse
processo, entre outros autores. Os resultados deste estudo revelam que há uma inter-relação
entre os aspectos sociais, cognitivos e emocionais quando promovido o ensino-aprendizagem
de língua inglesa na terceira idade. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Karyne Soares Duarte Silveira, |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Ensino da língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Aberta à Maturidade - UAMA |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de idoso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
The best age to learn english: an action research at Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |