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The best age to learn english: an action research at Universidade Aberta à Maturidade (UAMA)

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dc.contributor.author Borges, Elyonara Ferreira
dc.date.accessioned 2018-04-24T16:14:33Z
dc.date.available 2018-04-24T16:14:33Z
dc.date.issued 2016-12-02
dc.identifier.other CDD 372.652
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16450
dc.description BORGES, E. F. The best age to learn english: an action research at Universidade Aberta à Maturidade (UAMA). 2016. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo é caracterizado como uma pesquisa-ação na qual o principal objetivo foi intervir em um grupo de alunos idosos na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) através do ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) no intuito de analisar as possíveis implicações dessa experiência para os alunos. Nossos objetivos específicos são: (1) refletir sobre as implicações dos aspectos sociais, isto é, o impacto do aprendizado de inglês como língua estrangeira na vida social dos alunos; (2) analisar os aspectos cognitivos, isto é, memória, acuidade auditiva, atenção e maturidade cognitiva nesse contexto de aprendizagem; e (3) entender o papel da emoção (aspecto afetivo) no ensino-aprendizagem de inglês para idosos. A motivação principal para esse estudo se concentra na nossa participação em um projeto de extensão que promoveu o ensino de inglês na UAMA, devido ao caráter inclusivo do aprendizado de língua. Acreditamos que é necessário a (re) inserção dos idosos e que é possível dar-lhes voz através do aprendizado da língua inglesa. Os dados dessa pesquisa foram gerados a partir do uso de três instrumentos: sequência didática, relatos reflexivos e, por último, uma entrevista face-aface com os alunos. Baseamos os nossos estudos em Moita Lopes (2009), que traz o conceito de Linguística Aplicada Indisciplinar, a qual busca promover o estudo e compartilhamento de saberes de grupos marginalizados; Pizzolatto (1995), que apresenta uma profunda reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua estrangeira para idosos, tendo em vista o fator empatia com um dos mais influentes a serem considerados em sala de aula; além de Boianoski e Fernandes (2006), as quais discutem sobre aspectos cognitivos e sociais presentes nesse processo, entre outros autores. Os resultados deste estudo revelam que há uma inter-relação entre os aspectos sociais, cognitivos e emocionais quando promovido o ensino-aprendizagem de língua inglesa na terceira idade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karyne Soares Duarte Silveira, pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da língua inglesa pt_BR
dc.subject Universidade Aberta à Maturidade - UAMA pt_BR
dc.subject Ensino de idoso pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title The best age to learn english: an action research at Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) pt_BR
dc.type Other pt_BR


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