dc.description.abstract |
Até o momento com a chegada do enfoque comunicativo no ensino de línguas estrangeiras, a inclusão da cultura nesse processo se entendia como um conjunto de conhecimentos enciclopédicos, quase sem interesse algum para os estudantes. Esses conhecimentos faziam referência a personagens relevantes no campo artístico, económico, científico, monumentos, momentos históricos dos povos que falam a língua meta. Esta concepção de cultura distante do cotidiano dos falantes não contribuirá em quase nada para que o aprendiz da língua interagir com situações comunicativas do dia a dia. As canções e as músicas são partes das produções culturais da sociedade e ao mesmo tempo são formas de expressão da mesma, já que fazem parte da cultura dos povos, refletem seu caráter, sentir y identidade. É por isso que o estudo de uma língua estrangeira se converte em uma ferramenta de muito valor por seu potencial linguístico e cultural. Nesse sentido observaremos no transcurso desse trabalho, aspectos relacionados as canções e ao ensino da língua espanhola. As canções representam um dos materiais autênticos com que os alunos más se identificam, devido al caráter universal e lúdico que ela possui. Torna o ambiente de ensino mais relaxante y mais acessível a aquisição do conhecimento, proporciona uma linguagem verdadeira, sem máscaras, já que é elaborada por nativos para nativos. Esta investigação vem propor uma reflexão sobre o ensino da língua espanhola a través de cações que servem entre cultura e ensino. Para isso, nos baseamos nas ideias propostas pelos seguintes estudiosos: GUILLÉN (2004, 2005), SANS (1992), SERRANI (2005), entre outros. |
pt_BR |