Resumo:
As concepções de vida e de mundo têm sofrido contínuas mudanças, gerando conflitos.
Particularmente a educação se vê diante de novos desafios que são cruciais para o
estabelecimento de seus objetivos e suas práticas. Hoje a busca é por um novo ensino que
assuma o fracasso escolar e a falta de qualidade, que defenda e ajude a construir um sistema
de ensino público capaz de revelar a inteligência e os talentos dos jovens, nunca descobertos e
incentivados na escola, assim neste contexto entra a Filosofia nas escolas. O objetivo da
presente pesquisa é evidenciar a importância do ensino de Filosofia para educação além de
descrever formas práticas do professor expor estes conteúdos em sala de aula. Falar do ensino
da filosofia, de sua importância, da luta pela autonomia, é pensar em mudança cultural, em
mudança de visão de um mundo de paradigmas. Filosofar dentro da estrutura escolar com
jovens capacitando-os para o debate, para a confrontação de ideias. Portanto, deve-se abrir
espaços para uma educação filosóficas com jovens e acima de tudo, buscar um novo
posicionamento diante da realidade social. Assim, havendo uma mudança de mentalidade, da
forma de pensar, via educação, alcançaremos uma mudança na política. O caminho da
mudança pela educação filosófica passa pelo esclarecimento e consolida-se na íntima relação
entre saber, poder, cultura e transformação, isto é, passa pela emancipação do indivíduo.
Tendo-se em vista este panorama pode-se entender o porquê da importância da filosofia não
somente para alunos, mas também para os professores, a chave para a mudança na educação
está nos professores.
Descrição:
BARBOSA, E. I. F. A relação professor aluno e o ensino da filosofia. 2017. 76. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.