UEPB - Repositório Digital

A relação professor aluno e o ensino da filosofia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Edione Inácio Farias
dc.date.accessioned 2018-04-25T15:45:06Z
dc.date.available 2018-04-25T15:45:06Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 100
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14554
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16490
dc.description BARBOSA, E. I. F. A relação professor aluno e o ensino da filosofia. 2017. 76. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract As concepções de vida e de mundo têm sofrido contínuas mudanças, gerando conflitos. Particularmente a educação se vê diante de novos desafios que são cruciais para o estabelecimento de seus objetivos e suas práticas. Hoje a busca é por um novo ensino que assuma o fracasso escolar e a falta de qualidade, que defenda e ajude a construir um sistema de ensino público capaz de revelar a inteligência e os talentos dos jovens, nunca descobertos e incentivados na escola, assim neste contexto entra a Filosofia nas escolas. O objetivo da presente pesquisa é evidenciar a importância do ensino de Filosofia para educação além de descrever formas práticas do professor expor estes conteúdos em sala de aula. Falar do ensino da filosofia, de sua importância, da luta pela autonomia, é pensar em mudança cultural, em mudança de visão de um mundo de paradigmas. Filosofar dentro da estrutura escolar com jovens capacitando-os para o debate, para a confrontação de ideias. Portanto, deve-se abrir espaços para uma educação filosóficas com jovens e acima de tudo, buscar um novo posicionamento diante da realidade social. Assim, havendo uma mudança de mentalidade, da forma de pensar, via educação, alcançaremos uma mudança na política. O caminho da mudança pela educação filosófica passa pelo esclarecimento e consolida-se na íntima relação entre saber, poder, cultura e transformação, isto é, passa pela emancipação do indivíduo. Tendo-se em vista este panorama pode-se entender o porquê da importância da filosofia não somente para alunos, mas também para os professores, a chave para a mudança na educação está nos professores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Arlindo de Aguiar Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Filosofia pt_BR
dc.title A relação professor aluno e o ensino da filosofia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta