Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo observar, planejar e estagiar nas
aulas de Filosofia no Ensino Médio, bem como a relação aluno/professor no processo ensinoaprendizagem.
Trata-se do resultado do trabalho desenvolvido no Componente Curricular
Estágio Supervisionado em Filosofia, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III,
Guarabira, que objetivou a descrição e caracterização da escola e a observação e análise de aulas
de Filosofia em turmas do Ensino Médio. Neste relatório encontram-se algumas das
dificuldades dos alunos com a disciplina, seus comportamentos em sala, a aprendizagem que os
próprios discentes têm, relação professor x aluno. E, também se observaram os métodos usados
pela professora de Filosofia, sobretudo as intervenções exercidas com os discentes. O estágio
supervisionado é importante pelo fato de nos fazer perceber a realidade da escola, assim
podemos ver os aspectos físicos, o corpo docente, a didática do professor em sala de aula, e sua
formação, onde é possível se perceber o domínio ou despreparo do docente e seu desempenho
na sala de aula, também é importante analisar o relacionamento do professor e aluno, mas não
é só isso, o relatório servira de experiência no processo de formação acadêmica. Voltando a ser
obrigatório pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases), percebe-se que as aulas de Filosofia no Ensino
Médio, têm um pouco de estranhamento por parte dos alunos e que para isso, é muito importante
a relação professor/aluno baseada no diálogo, pois essa relação possibilita a evolução de
conhecimentos e a uma educação de qualidade. Ao fim do Estágio supervisionado em Filosofia,
constatou-se que a relação professor/aluno é muito importante no processo ensinoaprendizagem
e que a falta de diálogo nessa relação pode comprometer muito esse processo.
Descrição:
SILVA, J. F. da. O papel do estágio supervisionado na formação teórica e prática docente em filosofia. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.