Resumo:
O Estágio é entendido como eixo articulador da produção do conhecimento em todo
o processo de desenvolvimento do currículo do curso. Baseia-se no princípio
metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica “pôr
em uso” conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida
profissional e pessoal. O presente relatório de Estágio Supervisionado II em Filosofia
descreve em seu conteúdo os eventos e atividades relacionadas às experiências
vividas durante o período de observação que aconteceu no Liceu Paraibano. E faz
também uma abordagem teórico-filosófica acerca da importância do ensino de
filosofia para a formação do cidadão. Este trabalho tem o objetivo de relatar a
experiência vivenciada no campo de estágio de uma escola da rede pública do
Estado da Paraíba. Utilizando-se de recursos como a observação, entrevistas
escritas e orais e diálogos informais. Ele é resultado do trabalho desenvolvido no
Componente Curricular Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II em
Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba, durante o primeiro semestre de
2016, que objetivou a descrição e caracterização da escola e a observação e análise
de aulas de filosofia em turmas do ensino médio, tendo como referencial teórico de
análise Lorieri (2002), Pimenta e Lima (2004), Sônia Campaner (2012), Lídia Maria
Rodrigo (2014) e Antônio Joaquim Severino (2002). Contudo o estágio contribuiu na
formação essencial para métodos educativos, centrados nas experiências vividas.
Através das observações e entrevistas realizadas, verificamos que a disciplina
filosofia no ensino médio, na prática, ainda se encontra muito distante das
expectativas teóricas e das determinações programáticas curriculares do MEC
(2006).
Descrição:
BRANDÃO, A. de A. Relatório final de estágio supervisionado de filosofia: o professor como mediador do debate filosófico em sala de aula. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.