Resumo:
Desde a descoberta da radioatividade em 1897 por Becquerel e a descoberta dos elementos químicos polônio e rádio por Marie Curie e Pierre Curie, esse fenômeno importante da natureza bastante é discutido pela sociedade contemporânea. Este trabalho aborda a temática radioatividade desde o contexto histórico, passando por sua aplicação na área da saúde, como também os riscos que existem quando ocorre contaminação com substâncias radioativas. No ensino básico o conteúdo de radioatividade é negligenciado nas escolas do ensino médio. Então o objetivo foi abordar a química nuclear numa escola pública de Campina Grande, com a aplicação de um questionário sobre o tema, apresentação de um documentário sobre o acidente do césio 137 em Goiânia, debate em sala e uma avaliação com quarenta estudantes do ensino básico. A pesquisa foi realizada com estudantes de dois ciclos da modalidade Educação de Jovens e Adultos como uma proposta didática. Com a análise dos dados, observou-se baixo conhecimento dos estudantes em radioatividade no primeiro momento da pesquisa e com a intervenção realizada, através da pesquisacão, os resultados foram satisfatórios.
Descrição:
SILVA, G. L. da. A Química nuclear como uma proposta didática para conscientização no espaço escolar. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.