Resumo:
A educação e a psicologia configuram-se como áreas de ação com conhecimentos interdependentes, que vem possibilitando atualmente uma atuação preventiva e cada vez mais contextualizada, com a valorização do contexto educacional. Esse estudo de natureza qualitativa, tem como objetivo investigar a relação entre o papel do Psicólogo Escolar Educacional e o papel da família diante da queixa escolar, através de uma revisão sistemática da literatura, analisada por meio de uma síntese temática, com resultados apresentados em três eixos temáticos, que correspondem a: “família e escola: contexto e relações”, “papel do psicólogo e queixa escolar”, “contexto educacional e queixa escolar”. Para compreensão da tríade investigada–papel do psicólogo, papel da família, queixa escolar – faz-se necessário a construção de estratégias de ensino tão diversificadas quanto forem às possibilidades interativas de aprendizagem, para que a padronização (e as dificuldades) não sejam cristalizadas.
Descrição:
CARVALHO, L. C. de M. O papel do psicólogo escolar/educacional e da família perante a queixa escolar: Uma revisão sistemática. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.