UEPB - Repositório Digital

O Hábito de leitura de professoras do 1° ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marinho, Raquel Andrade
dc.date.accessioned 2018-05-15T19:17:32Z
dc.date.available 2018-05-15T19:17:32Z
dc.date.issued 2014-07-09
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16686
dc.description MARINHO, R. A. O Hábito de leitura de professoras do 1° ano do ensino fundamental. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A leitura é uma competência e, ao mesmo tempo, um recurso, cuja importância reside em vários aspectos: auto-desenvolvimento, acesso à cultura, melhores chances profissionais, sucesso estudantil, entre outros. Consideramos que o professor precisa possuir um sólido hábito de leitura, capaz de lhe garantir a qualidade de seu trabalho. A partir desse contexto, levantamos o seguinte questionamento: é possível que um professor que não possui o hábito de leitura seja um modelo adequado de leitor para os seus alunos? Neste contexto, através de uma abordagem qualitativa, pretendemos investigar o hábito de leitura de oito professoras de 1º ano do Ensino Fundamental do município de Boqueirão, Paraíba, sendo quatro de escolas públicas e quatro de escolas privadas. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade que nós, docentes, devemos alimentar no sentido de buscar conhecer as condições do contexto docente em que nos inserimos. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário(aplicado durante a primeira semana de maio de 2014) que visa ajudar a compreender a relação entre a rotina das professoras e o seu hábito de leitura. A análise será norteada pelos pressupostos da dialética na pesquisa educacional. Como resultado, identificamos contradições que comprometem o hábito de leitura das professoras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Hábito de leitura pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title O Hábito de leitura de professoras do 1° ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta