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A leitura é uma competência e, ao mesmo tempo, um recurso, cuja importância reside em vários aspectos: auto-desenvolvimento, acesso à cultura, melhores chances profissionais, sucesso estudantil, entre outros. Consideramos que o professor precisa possuir um sólido hábito de leitura, capaz de lhe garantir a qualidade de seu trabalho. A partir desse contexto, levantamos o seguinte questionamento: é possível que um professor que não possui o hábito de leitura seja um modelo adequado de leitor para os seus alunos? Neste contexto, através de uma abordagem qualitativa, pretendemos investigar o hábito de leitura de oito professoras de 1º ano do Ensino Fundamental do município de Boqueirão, Paraíba, sendo quatro de escolas públicas e quatro de escolas privadas. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade que nós, docentes, devemos alimentar no sentido de buscar conhecer as condições do contexto docente em que nos inserimos. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário(aplicado durante a primeira semana de maio de 2014) que visa ajudar a compreender a relação entre a rotina das professoras e o seu hábito de leitura. A análise será norteada pelos pressupostos da dialética na pesquisa educacional. Como resultado, identificamos contradições que comprometem o hábito de leitura das professoras. |
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