Resumo:
Muitas das concepções formadas acerca das relações de gênero em nossa
sociedade estão imbuídas de preconceitos. Desde criança, meninos e meninas são
ensinados a agir de maneira diferente. Suas atitudes, personalidades e modos de se
comportar, em muitos casos, continuam a pautar-se nos padrões sócio-culturais
ditados para determinado sexo biológico. É quase certo que indivíduos que não
correspondem ao modelo de comportamento que a sociedade espera deles poderão
sofrer de algum tipo de discriminação. Diante dessa realidade, parece imperativo
demonstrar que as diferenças estabelecidas entre os gêneros fazem parte de um
longo processo de construção cultural, o qual contribui para justificar a desigualdade
entre homens e mulheres, colocando sempre essas últimas em posições
subalternas. Este artigo tem o objetivo de discutir, através dos personagens das
obras Menino brinca com menina? (2006) de Regina Drummond e Menino brinca de
boneca? (2001) de Marcos Ribeiro, como as relações de gênero estão imbuídas de
tabus e preconceitos na sociedade. Tendo como foco o texto literário, discute-se,
então, se o modo como os personagens são representados nessas narrativas
questionam ou reforçam os estereótipos sexuais semelhantemente presentes fora
da ficção. Também defende-se que o trabalho com essas obras em sala de aula
pode ser um subsídio para os educadores oferecerem aos estudantes a
oportunidade destes ampliarem seus conceitos no que se refere às questões de
gênero. Para desenvolver nossa reflexão, tivemos como base teórica-conceitual
as pesquisas de estudiosos como Hall (1997), Louro (2010) e Silva (2003).
Descrição:
SOUSA, J. J. S. Reflexões sobre questões de gênero na literatura infantil. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.