UEPB - Repositório Digital

O ensino de simetria para Jovens e Adultos através de jogos e do tema transversal Educação para o Trânsito

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Lindemberg Oliveira da
dc.date.accessioned 2018-06-18T18:07:32Z
dc.date.available 2018-06-18T18:07:32Z
dc.date.issued 2017-08-09
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16837
dc.description SILVA, L. O. da. O ensino de simetria para Jovens e Adultos através de jogos e do tema transversal Educação para o Trânsito. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A matemática é uma ciência que está nos diversos campos de pesquisas, como também no cotidiano das pessoas, sendo um conhecimento dinâmico e universal, um de seus conteúdos é a geometria, assunto de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem. Objetivos: Relatar uma experiência de ensino de simetria para jovens e adultos do ensino fundamental; observar e identificar as possíveis dificuldades e avanços na aprendizagem de conceitos geométricos, mais especificamente, simetria; verificar como a simetria está sendo abordada no livro didático trabalhado pela escola campo de estudo; propor o estudo de simetria e atividades, utilizando materiais didáticos, manipulativos e visuais. Metodologia: a pesquisa é classificada como qualitativa, o instrumento de coleta dos dados foram fontes bibliográficas, observação e reflexão, os sujeitos da pesquisa foram professores e alunos da turma do 9º ano da escola campo de estudo e os dados foram tratados fazendo uma relação entre teoria, livros e prática de sala de aula. Resultados: observou-se que o livro didático em questão não apresenta conceitos e práticas acerca da simetria, esse conteúdo não é bem trabalhado e enfatizado na sala de aula. Outra questão observada é a práxis pedagógica, que não encontra estratégia didática para o ensino da simetria na EJA. Considerações Finais: Entendemos que, a simetria é um conteúdo importante para formação de um cidadão, assim ela precisa ser trabalhada de forma contextualizada e integrada com a realidade dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Matemática pt_BR
dc.subject Simetria pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.title O ensino de simetria para Jovens e Adultos através de jogos e do tema transversal Educação para o Trânsito pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta