dc.contributor.author |
Silva, Lindemberg Oliveira da |
|
dc.date.accessioned |
2018-06-18T18:07:32Z |
|
dc.date.available |
2018-06-18T18:07:32Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16837 |
|
dc.description |
SILVA, L. O. da. O ensino de simetria para Jovens e Adultos através de jogos e do tema transversal Educação para o Trânsito. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A matemática é uma ciência que está nos diversos campos de pesquisas, como também no cotidiano das pessoas, sendo um conhecimento dinâmico e universal, um de seus conteúdos é a geometria, assunto de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem. Objetivos: Relatar uma experiência de ensino de simetria para jovens e adultos do ensino fundamental; observar e identificar as possíveis dificuldades e avanços na aprendizagem de conceitos geométricos, mais especificamente, simetria; verificar como a simetria está sendo abordada no livro didático trabalhado pela escola campo de estudo; propor o estudo de simetria e atividades, utilizando materiais didáticos, manipulativos e visuais. Metodologia: a pesquisa é classificada como qualitativa, o instrumento de coleta dos dados foram fontes bibliográficas, observação e reflexão, os sujeitos da pesquisa foram professores e alunos da turma do 9º ano da escola campo de estudo e os dados foram tratados fazendo uma relação entre teoria, livros e prática de sala de aula. Resultados: observou-se que o livro didático em questão não apresenta conceitos e práticas acerca da simetria, esse conteúdo não é bem trabalhado e enfatizado na sala de aula. Outra questão observada é a práxis pedagógica, que não encontra estratégia didática para o ensino da simetria na EJA. Considerações Finais: Entendemos que, a simetria é um conteúdo importante para formação de um cidadão, assim ela precisa ser trabalhada de forma contextualizada e integrada com a realidade dos alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Aníbal de Menezes Maciel |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Simetria |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de simetria para Jovens e Adultos através de jogos e do tema transversal Educação para o Trânsito |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |