Resumo:
O Plano Nacional de Educação estabelece, em sua Meta 4, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado para a população de 4(quatro) a 17(dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Diante disso, este trabalho tem como objetivo, investigar como de fato ocorre esse processo de inclusão nas aulas de Educação Física nas escolas de ensino regular, mais especificamente dos anos finais do ensino fundamental do município de Sapé-PB. Observou-se como se estabelecem as práticas de inclusão de alunos especiais na rede regular de ensino e buscou-se refletir sobre a literatura que trata da inclusão, as bases legais sobre a inclusão e a forma como ela acontece na rede regular de ensino. Assim, a metodologia utilizada foi uma análise qualitativa a partir da pesquisa documental, em que foram investigados os documentos que tratam da educação inclusiva, e a pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de materiais publicados nos últimos quatro anos, que discutem sobre o tema da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. Os resultados desse estudo, mostraram que apesar dos avanços das políticas de Educação Inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais, necessita-se de mais investimentos em salas de atendimento educacional especializado, em recursos didáticos e em recursos humanos.
Descrição:
FARIAS, J. S. Educação inclusiva: Um olhar sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física nas escolas da rede regular de Sapé – PB. 2018. 24f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.