UEPB - Repositório Digital

Os desafios da educação brasileira: as barreiras históricas e culturais para a construção de uma escola pública de qualidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vasconcelos, David Hellmiton Gomes de
dc.date.accessioned 2018-07-03T17:56:44Z
dc.date.available 2018-07-03T17:56:44Z
dc.date.issued 2018-06-15
dc.identifier.other CDD 379
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16959
dc.description VASCONCELOS, D. H. G. de. Os desafios da educação brasileira: as barreiras históricas e culturais para a construção de uma escola pública de qualidade. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo objetiva refletir sobre o contexto histórico da educação brasileira na esfera pública, bem como discutir a falta de investimento que justifica as atuais dificuldades em se proporcionar uma educação de qualidade às camadas populares do país. Se configura em uma pesquisa bibliográfica embasada em autores como Paulo Freire (1996), Demerval Saviani (1995), Scham & Carvalho (2011), Baraglio (2014), Silva (2007) dentre outros pesquisadores que contribuem com seus estudos para que possamos compreender o percurso histórico e a realidade atual da educação no Brasil e que se unem a um estudo referencial teórico relacionado a temática, corroborando com as vivências práticas do autor no estágio supervisionado em Educação de Jovens e Adultos do Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa – da Universidade Estadual da Paraíba. O maior interesse no desenvolvimento do estudo foi refletir sobre os caminhos já percorridos pela educação nacional para que possamos discutir ações que possam contribuir para que a educação percorra um caminho mais eficiente para cumprir com a sua função primordial que é a de promover o desenvolvimento social. Compreende-se que isso só será possível se tivermos investimento e políticas educacionais que dêem conta das precárias estruturas das escolas, da formação e da valorização dos profissionais da educação, bem como da melhoria da vida dos sujeitos que frequentam as escolas públicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da Educação pt_BR
dc.subject Políticas Educacionais pt_BR
dc.subject Escola Pública pt_BR
dc.title Os desafios da educação brasileira: as barreiras históricas e culturais para a construção de uma escola pública de qualidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta