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A avaliação estandardizada e o contexto da escola pública: uma análise necessária

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dc.contributor.author Silva, Josoaldo Gomes da
dc.date.accessioned 2018-07-04T17:44:59Z
dc.date.available 2018-07-04T17:44:59Z
dc.date.issued 2018-06-20
dc.identifier.other CDD 371.262
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16983
dc.description SILVA, J. G. da. A avaliação estandardizada e o contexto da escola pública: uma análise necessária. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A avaliação, qualquer que seja o seu foco, implica em um juízo de valor, um julgamento, por isso, a sua complexidade. E, mais ainda, quando envolve prestação de contas e responsabilização. Razões pelas quais esse trabalho tem como objetivo Refletir sobre as repercussões de avaliações estandardizadas no contexto da escola pública brasileira, considerando o destaque que vem sendo conferido a essa modalidade de avaliação, a partir da década de 1990, como um dos eixos da Reforma Educacional implantada, nesse período, no país. Nesse sentido, buscou-se subsídios teóricos em autores que discutem sobre os efeitos positivos e negativos em relação à aplicação dos testes padronizados. Há aqueles que apresentam, entre outros, argumentos favoráveis aos testes de alto impacto, por responsabilizarem gestores e professores pela qualidade do ensino; na perspectiva de também virem a favorecer a promoção de uma gestão mais autônoma; por essa avaliação funcionar como um mecanismo que pode oportunizar a liberdade de escolha dos pais quanto à escola na qual desejam que seus filhos estudem. Já para os autores contrários à implantação dos testes de alto impacto, destacam que esses pressionam o professor a mudar a sua prática, em função dos conteúdos constantes nos mesmos; podendo causar, inclusive, demissões injustas de gestores e professores, e até o fechamento de escolas. Além das referências teóricas, foram entrevistadas três professoras de duas escolas públicas de Ensino Fundamental de um município paraibano, no intento de levantar dados que evidenciem situações relacionadas ao objeto estudado. Por fim, pode-se concordar com a defesa da necessidade de mais diálogo entre os gestores de redes de ensino, a exemplo das secretarias municipais de educação e as escolas e seus professores. Tendo em vista que as avaliações padronizadas continuam sendo utilizadas como um instrumento de gestão, no contexto educacional, centradas em resultados, servindo de base para os investimentos em termos de políticas públicas, e são os principais indicadores de qualidade do ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria das Graças Ferreira de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pública pt_BR
dc.subject Educação pública brasileira pt_BR
dc.subject Avaliação estandardizada pt_BR
dc.subject Reforma do Estado pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.title A avaliação estandardizada e o contexto da escola pública: uma análise necessária pt_BR
dc.type Other pt_BR


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