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O lugar da educação ambiental e a implantação da coleta seletiva solidária de papel no centro de educação da UEPB

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dc.contributor.author Oliveira, Priscilla Idalino
dc.date.accessioned 2018-07-04T17:58:39Z
dc.date.available 2018-07-04T17:58:39Z
dc.date.issued 2018-06-14
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16988
dc.description OLIVEIRA, P. I. O lugar da educação ambiental e a implantação da coleta seletiva solidária de papel no centro de educação da UEPB. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Ambiental - EA, como dimensão do processo educativo, deve compor os currículos dos cursos de formação de professores de todos os níveis de ensino como forma de atender as demandas da crise ambiental. Na Educação Superior, essa inserção deve ocorrer por meio dos Projetos Pedagógicos de Curso e dos Projetos Institucionais, o que ainda é um desafio a ser superado. O objetivo deste trabalho foi analisar o lugar da Educação Ambiental nos Cursos de Licenciatura do Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba -UEPB, por meio de uma pesquisa de caráter qualitativo, nos moldes da pesquisa exploratória, realizada no segundo semestre de 2017, a partir de entrevista semiestruturada, com os coordenadores, e análise dos Projetos Pedagógicos desses Cursos. A pesquisa revelou que a EA é um tema ausente e/ou superficialmente abordado nos currículos e atividades e evidenciou uma concepção de EA reducionista e limitada, justificada pelo desconhecimento das políticas que a regulamentam. Dessa forma, podemos afirmar que a EA não é adequadamente considerada nesse Centro, uma vez que, dos seis cursos de licenciatura, está ausente em quatro e ainda muito incipiente em dois deles; o que indica a necessidade de ampliar esse estudo no sentido de apontar caminhos para que a UEPB possa contribuir com a formação de professores que promovam essa discussão no contexto da Educação Básica. Esse aspecto é ampliado pela ausência de uma política institucional que estabeleça uma “cultura ambiental” ou “ambientalização institucional” que contemple a dimensão ambiental não apenas nos currículos, mas também, na gestão e no espaço físico. A implantação da Coleta Seletiva Solidária de Papel no Centro de Educação se instituiu como uma ação social de apoio ao trabalho dos catadores e uma forma da universidade cumprir sua função social se estabelecendo como espaço propício a consolidação da Pedagogia do Cuidado contribuindo, assim, para a "reinvenção da escola" e da sociedade no sentido de torná-la mais humana e solidária. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Gorete Cavalcante Souto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ambientalização institucional pt_BR
dc.subject Curso de licenciatura pt_BR
dc.title O lugar da educação ambiental e a implantação da coleta seletiva solidária de papel no centro de educação da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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