UEPB - Repositório Digital

A sequência didática: possibilidade de aprendizagem teórica e prática para o professor de língua inglesa em formação inicial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Edlane Dantas
dc.date.accessioned 2018-07-06T11:52:15Z
dc.date.available 2018-07-06T11:52:15Z
dc.date.issued 2018-06-06
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16998
dc.description PEREIRA, E. D. A sequência didática: possibilidade de aprendizagem teórica e prática para o professor de língua inglesa em formação inicial. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Com embasamento em Dolz et. al. (2004), a sequência didática é um conjunto de atividades planejadas que colaboram para o ensino dos conteúdos em um sistema organizacional através da escolha de um gênero que serve como norte para o auxílio do trabalho do professor em formação inicial. O objetivo desta pesquisa é verificar de que forma a produção e aplicação de uma sequência didática contribuem para a aprendizagem teórica e prática da estagiária, autora desse artigo. Este estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Campina Grande/PB, em uma turma com 35 alunos. A base teórica que norteia o nosso trabalho é composta pelas definições de estágio (PIMENTA e LIMA, 2004); concepções de linguagem (CELANI (s/d); documentos oficiais referentes ao ensino de língua inglesa (BRASIL, 1998, RABELLO e PASSOS, 2010; BRONCKART, 2007); sequência didática (DOLZ et. al., 2004; CRISTÓVÃO, 2009); gênero textual (MARCUSCHI, 2008) e gramática contextualizada (ANTUNES, 2007). Dividimos nossa análise em dois momentos: (i) a produção da sequência didática e (ii) sua aplicação. Usa-se como instrumento avaliativo a observação crítica-reflexiva de autoavaliação da autora deste texto. Os resultados finais da aplicação da sequência didática são positivos, pois esta é um meio facilitador para alcançar os objetivos da estagiária, que foram a mediação e produção do conhecimento de forma eficaz. Desse modo, podemos dizer que este material didático contempla a criatividade, autonomia e o desenvolvimento reflexivo como meio de adequação da prática pedagógica pela professora em formação inicial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Telma Sueli Farias Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Auto-reflexão pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title A sequência didática: possibilidade de aprendizagem teórica e prática para o professor de língua inglesa em formação inicial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta