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O presente estudo tem por objetivo analisar contribuições do brincar, em brinquedoteca hospitalar, para crianças em processo de hospitalização, bem como discutir o papel do pedagogo neste espaço dedicado à ludicidade. Trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa, e de um estudo motivado por nossa própria experiência, na condição de um profissional da área de saúde, que também se encontra em processo de formação acadêmica, no curso de Pedagogia. O corpus da investigação foi constituído a partir de observações, realizadas pela pesquisadora, e de entrevistas à profissionais que atuam em um hospital da rede pública de saúde, localizado na cidade de Campina Grande – PB. Através desses instrumentos, pudemos obter dados para discutir acerca do funcionamento da brinquedoteca, no ambiente hospitalar investigado, bem como acerca da relevância do trabalho pedagógico nele desenvolvido. O dados revelaram, dentre outros, a importância de se discutir acerca do brincar, em brinquedotecas hospitalares, seja por profissionais que atuam em ambiente hospitalar, de forma mais direta com crianças internas; seja por profissionais ou futuros profissionais da educação, a exemplo dos Pedagogos. Outro dado relevante, foi a percepção de que, profissionais envolvidos no trabalho realizado na brinquedoteca, consideram imprescindível um acompanhamento pedagógico, à crianças que frequentam a brinquedoteca. A ausência de um Pedagogo pode, na visão dos entrevistados, ser considerado um déficit no trabalho desenvolvido na brinquedoteca. Por fim, consideramos que o tema deste estudo deve ser fomentado em instituições formadoras de profissionais que atuam como facilitadores dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem de crianças, ou de condições que favoreçam sua saúde, independente do ambiente em que estes processos sejam otimizados. |
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