UEPB - Repositório Digital

Las Imágenes en las clases de E/LA: una discusión sobre la mujer

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Firmino, Marta da Silva
dc.date.accessioned 2018-07-09T11:59:17Z
dc.date.available 2018-07-09T11:59:17Z
dc.date.issued 2018-06-06
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17044
dc.description FIRMINO, M. da S. Las Imágenes en las clases de E/LA: una discusión sobre la mujer. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Os recursos visuais estão ganhando mais força na contemporaneidade, esses instrumentos visuais são cada vez mais utilizados. Dessa forma, o presente trabalho apresenta uma proposta de como discutir sobre a mulher a traves de imagens nas aulas de E/LA, considerando que sua situação na sociedade é um tema de grande relevância, pois desde muito tempo lutam por mais espaço e reconhecimento na sociedade. Portanto, temos como objetivo geral explicar as contribuições que as imagens oferecem sobre o espaço das mulheres nas aulas de espanhol como língua adicional e como objetivos específicos refletir sobre o uso de recursos visuais e a pratica de letramento visual no ambiente escolar, discutir a respeito do uso de imagens como um recurso para a aprendizagem de uma língua estrangeira e analisar as colaborações da utilização desses textos como ferramenta para discussão de temas sociais na aula. Este é um estudo bibliográfico e exploratório, realizado por meio da leitura de livros, artigos científicos e a analise de imagens. Primeiramente, buscamos mostrar o que são imagens, logo à importância da pratica do letramento visual no ambiente escolar, em seguida o uso de imagens nas aulas de E/LA, continuando apresentaremos a situação das mulheres na sociedade ao longo dos tempos, explicando como se deram suas evoluções e por ultimo demostraremos uma ideia de proposta didática com à analise de imagens, para tanto nos fundamentaram os estudos de Joly (2007), Santaella (2012), Kovalek y Chicoski (2008), Busto y Bedoya (2009) e Beauvoir (1970). Foi possível inferir que as imagens são um recurso de grande potencial e versatilidade para ser utilizado nas aulas de E/LA, no caso da discussão sobre as mulheres proporciona um rico debate e exploração do tema na aula, tornando-a mais interativa e estimulante, em vista de que o material atrai atenção dos estudantes, trazendo diversas colaborações, pois promove interesse, aprendizagem como também discussões e reflexões em sala. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alessandro Giordano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recursos visuais pt_BR
dc.subject Mulheres pt_BR
dc.subject Aulas de E/LA pt_BR
dc.subject Métodos de ensino pt_BR
dc.subject Alfabetização visual pt_BR
dc.title Las Imágenes en las clases de E/LA: una discusión sobre la mujer pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta