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O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma a musicalização auxilia no processo de adaptação de crianças que se encontram no primeiro ano da Educação Infantil. No percurso metodológico, optamos por um estudo de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, envolvendo professoras e crianças com 01 ano e 06 meses a 03 anos de idade. O campo de investigação foi uma instituição da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande - PB. Para coleta de dados, fizemos uso da observação participativa, e do registro escrito em diário de campo, durante os meses de janeiro a abril do corrente ano. Para fundamentação do tema explorado, buscamos respaldo em estudos desenvolvidos por Afonso (2011), Brito (2003), Cage (1985), dentre outros. O corpus desta investigação revela que as crianças, através da utilização da música em sala de aula, tendem a superar mais rapidamente o período de adaptação, tendo em vista que tal processo promove a interação com um novo ambiente, com novos parceiros interativos, sejam adultos ou crianças coetâneas. Por fim, concluímos que a música não somente contribuiu como auxílio ao processo de adaptação das crianças envolvidas neste estudo, como estimulou processos de interação social entre estas crianças e as professoras, bem como entre as próprias crianças. |
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