UEPB - Repositório Digital

Prática de alfabetização e letramento em uma turma do primeiro ano de uma escola municipal da cidade de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Thaís Barbosa
dc.date.accessioned 2018-07-10T17:39:23Z
dc.date.available 2018-07-10T17:39:23Z
dc.date.issued 2018-06-14
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17061
dc.description FERREIRA, T. B. Prática de alfabetização e letramento em uma turma do primeiro ano de uma escola municipal da cidade de Campina Grande - PB. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo resulta de uma experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado, no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB. A unidade escolar escolhida para o desenvolvimento da prática foi a Escola Municipal Monsenhor Sales, situada no bairro Tambor na cidade de Campina Grande – PB. O objetivo desse trabalho é verificar se na prática da professora observada durante o estágio foram contempladas atividades que visassem promover a alfabetização e o letramento das crianças, uma vez que a professora participa de uma formação cuja filosofia é alfabetizar letrando. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa, as observações foram feitas no mês de março de 2018, durante cinco dias consecutivos em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental do turno da tarde, o instrumento utilizado para a análise dos dados foi o diário de bordo, no qual continham anotações acerca do que foi observado. A análise foi fundamentada nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1986), Soares (2003), Albuquerque (2007), Santos (2007), entre outros que abordam questões relativas à alfabetização e o letramento. Este estudo revelou que a professora trabalhava na perspectiva do alfabetizar letrando, pois a maioria das atividades observadas estava voltada para o desenvolvimento da compreensão sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabética e dentro de práticas de letramento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cristina Sales Cruz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Prática de alfabetização e letramento em uma turma do primeiro ano de uma escola municipal da cidade de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta