UEPB - Repositório Digital

Os impactos do programa de bolsa de iniciação à docência na formação de licenciados (as): relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bastos, Karen Ohana Sousa
dc.date.accessioned 2018-07-12T15:33:24Z
dc.date.available 2018-07-12T15:33:24Z
dc.date.issued 2018-06-18
dc.identifier.issn CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17084
dc.description BASTOS, K. O. S. Os impactos do programa de bolsa de iniciação à docência na formação de licenciados (as): relato de experiência. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa de formação de professores que oportuniza aos licenciandos vivenciar a realidade educacional, enquanto ainda está no processo de formação docente, ou seja, além de conhecer o âmbito educacional, ele terá a oportunidade de atuar em sala de aula. Sendo assim, esse programa é importante para a formação do futuro profissional, pois permite uma vivência e experiência em sala de aula que apenas na academia não seria possível adquiri-la. Essa pesquisa objetiva refletir sobre a importância do PIBID para o repensar da formação inicial de professores; detectar as possíveis contribuições do programa para a escola básica, instituição que recebe os licenciandos, a partir da visão da professora e da minha experiência como ex-bolsista, ampliando assim o conhecimento a respeito deste programa. Configuram-se como sujeitos desta pesquisa, uma professora supervisora, dez alunos do 5º ano de uma Escola Municipal e uma ex-bolsista. Foram analisadas duas atividades com o intuito de compreender as contribuições referentes ao desenvolvimento dos alunos e aplicado um questionário buscando as impressões e contribuições do programa para a professora supervisora; A Fundamentação teórica é voltada para a formação de professores com autores como: Freire (1996), Soezek (2011), Nagle (1987), Parra (1987), Gatti (2013), Tardif (2002). A coleta e análise dos dados seguiram uma abordagem metodológica qualitativa proposta por Santos (2010). Os resultados encontrados na pesquisa mostram que: os alunos evoluíram de forma bastante significativa com os trabalhos voltados para o desenvolvimento da leitura e da escrita, com relação à professora supervisora, seu relato mostra que o PIBID veio para aperfeiçoar sua prática como docente, trazendo benefícios em sua formação e no que se refere à minha experiência como ex-bolsista, houve uma contribuição no que diz respeito à minha formação docente, afirmando que participar de um programa como este é benéfico para os envolvidos. Percebe-se que o PIBID é um programa que beneficia todos os envolvidos, unindo a teoria vista no âmbito acadêmico e a prática da sala de aula para ofertar uma educação com qualidade, visando o desenvolvimento do alunado e a formação de qualidade do futuro docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Elizabete Carlos do Vale. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.subject Formação de docentes pt_BR
dc.title Os impactos do programa de bolsa de iniciação à docência na formação de licenciados (as): relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta