Resumo:
Com o passar dos anos, a sociedade mudou, e com isso se destacaram também mudanças no caminho das pesquisas dentro da Linguística Aplicada. Nesse sentido, os questionamentos dos profissionais envolvidos no ensino/aprendizagem de línguas passaram a ter maior apoio no campo teórico. O ensino de língua estrangeira (doravante LE) nas escolas públicas é um exemplo da inquietação de professores e alunos. No que diz respeito às aulas de língua espanhola, que demandam pouco tempo na carga horária, à situação se torna ainda mais angustiante. Com base nessa inquietação, o presente trabalho pretende observar que dificuldades existem no ensino/aprendizagem de professores e alunos de espanhol como língua estrangeira (ELE) de escolas públicas na Paraíba. Adotando uma abordagem qualitativa (FLICK, 2009) de coleta e análise de dados e interpretativista (MOITA LOPES, 1994). Este estudo de caso, embora seja um assunto importante e mesmo que esteja sendo bastante pesquisado na atualidade (GIMENEZ, 1994), faz-se necessário que as pesquisas sobre metodologias de uma aula ideal não se limitem à descrição, e sim devem procurar compreender a relação delas com o ensino/aprendizagem. Por assim ser, para esta pesquisa conhecer e refletir sobre o modelo atual, é importante para que se possa analisar a relação delas com o ensino/aprendizagem de espanhol. Portanto, espera-se que a discussão dos dados desta pesquisa possa encaminhar um repensar das políticas públicas que envolvem o ensino de ELE e que as representações de professores e alunos possam contribuir para que a interação e a aprendizagem em sala de aula sejam ressignificadas.
Descrição:
DUARTE, W. M. O processo do ensino de língua espanhola: um estudo de caso nas escolas estaduais de ensino médio na Paraíba. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.