Resumo:
O presente artigo corresponde a um estudo acerca de comentários presentes na plataforma Skoob sobre o livro Quarenta Dias (2014), de Maria Valéria Rezende. A pesquisa parte da seguinte questão: Qual (is) o(s) lugar(es) e os modos de leitura dos leitores literários na sua relação com o texto fora do âmbito escolar. O objetivo geral foi discutir as concepções de literatura, leitor e texto literário na contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada na leitura e análise dos comentários. O escopo teórico que norteia a pesquisa aqui realizada é definido por Roger Chartier (1998, 1999, 2001, 2003) nas assertivas sobre representação, apropriação e práticas de leitura e em Michel de Certeau (1994) sobre o que é ler e o papel do leitor, dentre outros. A análise dos comentários presentes na plataforma Skoob revelou-nos a longa e complexa cadeia de práticas, lugar (es) e modos de leitura dos leitores literários na sua relação com o texto fora do âmbito escolar.
Descrição:
SILVA, T. C. Leitura sobre a obra Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende: os lugares e modos de leitura dos leitores literários no Skoob. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.