Resumo:
Este trabalho monográfico apresenta a temática Gestão e funcionamento dos cartórios judiciais, mostrando como o gerenciamento é um dos fatores que contribuem para a excelência dos serviços prestados ao jurisdicionado, através de ações planejadas, visando economia processual e celeridade nos atos judiciais. Partiu-se do estudo de casos, em Comarcas do estado de São Paulo, fazendo-se uma análise do trabalho pioneiro, realizado pela Fundação Getúlio Vargas para a Secretaria de Reforma do Poder Judiciário, órgão integrante do Ministério da Justiça. Em seguida buscou-se trabalhos voltados para as novas formas de administração cartorária judicial, conhecendo dois programas: o Plano de Gestão pela Qualidade no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul (PGQJ) e o Programa NBR ISO 9000, este último aplicado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Fez-se ainda uma abordagem dos conceitos de administração cartorária elencados pelos pesquisadores Maria Elisa Macieira e Mauriti Maranhão. Desta forma buscou-se entender a realidade local, na Comarca de Cajazeiras-PB analisando de forma superficial o funcionamento dos cartórios judiciais nesta comarca, suas deficiências administrativas e a falta de Sistemas de Gestão padronizados, de planejamento estratégico, com o escopo de contribuir sobremaneira para a construção de um plano de gestão estratégico local, mas que esteja em consonância com o plano de gestão maior elaborado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.
Descrição:
PINHEIRO, Silvana Madrid Costa Maciel. Gestão cartorária judicial: perspectivas para um trabalho dinâmico e funcional nos dias atuais na comarca de Cajazeiras- pb. 2014. 56f. Monografia (Especialização em Prática Jurídica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.