UEPB - Repositório Digital

Aluno com deficiência? ou aluno deficiente? o que diz a voz do professor?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Aline Silva
dc.date.accessioned 2018-07-23T11:01:38Z
dc.date.available 2018-07-23T11:01:38Z
dc.date.issued 2018-06-18
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17389
dc.description COSTA, A. S. Aluno com deficiência? ou aluno deficiente? o que diz a voz do professor? 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho intitulado “Aluno com deficiência? Ou aluno deficiente? O que diz a voz do professor” tem como objetivo, analisar os desafios que os alunos da graduação enfrentam no dia a dia na sala de aula comum e qual entendimento que apresentam sobre deficiência. Assim como, compreendermos por que a maioria das escolas, comum de ensino, ainda oferece pouca acessibilidade para que os alunos com deficiência se sintam realmente incluídos. A metodologia aplica para essa pesquisa foi de abordagem qualitativa com caráter descritivo analítico, considerando a aplicação de questionário. O questionário apresentava as seguintes questões: Em sua graduação você já cursou disciplinas que abordam a temática inclusão escolar? Você sente-se seguro para desempenhar sua prática ou sua futura prática em sala de aula com alunos (as) que apresentam algum tipo de deficiência? Por quê? Que curso de formação continuada você costuma realizar que venham auxiliar em sua prática junto a alunos com deficiência? O que você entende por deficiência? Qual sua posição sobre a acessibilidade apresentada na sociedade para a pessoa com deficiência? Este trabalho foi baseado em relatos dos alunos da graduação que já atuam em sala de aula e que estão concluindo o curso de pedagogia na UEPB no turno da noite. A análise do questionário apresenta os problemas os quais os alunos da graduação não se sentem preparados para lidar com as crianças com deficiência e os problemas no processo da inclusão na escola regular. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Deficiência pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.title Aluno com deficiência? ou aluno deficiente? o que diz a voz do professor? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta