UEPB - Repositório Digital

Do dizer ao fazer: o espaço do brincar a partir do discurso de professoras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lourenço, Dayane Rocha
dc.date.accessioned 2018-07-23T11:04:33Z
dc.date.available 2018-07-23T11:04:33Z
dc.date.issued 2018-06-19
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17394
dc.description LOURENÇO, D. R. Do dizer ao fazer: o espaço do brincar a partir do discurso de professoras. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo propõe discutir sobre o espaço/tempo do brincar na Educação Infantil a partir do discurso de professoras, considerando suas concepções e práticas. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como sujeitos duas professoras que atuam nesse nível de Educação. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas, as mesmas sendo gravadas e transcritas na íntegra, cujas questões versaram sobre os conceitos das docentes acerca da brincadeira no ambiente escolar, bem como o espaço/tempo destinado a essa linguagem junto às crianças, além de outras questões que permeiam essa temática. Tais pontuações foram discutidas a partir de estudos cunhados por Ariès (1981), Vigotsky (2007), Moyles (2002), Friedmann (2012), entre outros. Sabemos que o brincar é um direito do infante e um importante promotor de sua aprendizagem e desenvolvimento integral. Brincando a criança manifesta suas vontades e emoções, interage com o outro, imagina, cria, dá significados, apreende a cultura e se constitui como sujeito social. Diante da pesquisa realizada, podemos constatar que as noções das profissionais norteiam suas práticas no tocante ao brincar, mas que muitas vezes, o discurso, mesmo embasado em teorias, nem sempre condiz com a realidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Brincar – lúdico pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Do dizer ao fazer: o espaço do brincar a partir do discurso de professoras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta