Resumo:
Este trabalho tem como finalidade apresentar uma análise da participação do telespectador na construção da notícia num dos principais telejornais da Paraíba: O JPB 1ª Edição, na TV Paraíba, afiliada da Rede Globo no estado. Durante o trabalho apontamos de que forma o processo de midiatização fez surgir uma nova modalidade de consumidor. O prosumer, termo cunhado pelo escritor norte-americano Alvin Toffler, nasce neste universo e deixa a clara mensagem de que não será somente um receptor de notícias, mas também um ativo produtor delas, gerando assim novas perspectivas de se fazer jornalismo nas redações. Ao longo de aproximadamente duas semanas, analisamos detalhadamente que forma o consumidor tem participado e contribuído na produção dos conteúdos veiculados no telejornal. Para tal tarefa, utilizamos a metodologia de noções de análise de conteúdo, segundo os ensinamentos da escritora Bardin, fazendo-se de três etapas por ela destacada, a pré-análise, a exploração do material e por último, o tratamento dos resultados, a inferência e interpretação deles. Por fim, chegando à conclusão que a intervenção ainda é modesta e carece de aprimoramentos para gerar uma interatividade satisfatória entre a empresa de comunicação, os profissionais responsáveis por trabalhar com o jornalismo, e seus telespectadores.
Descrição:
OLIVEIRA, I. B. de S. A participação do prosumer no JPB 1ª edição. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]