Resumo:
Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e exploratória (GIL, 2008). Focaliza a franquia de mídia Universo Cinematográfico Marvel (UCM), Marvel Studios, enfatizando o hibridismo da construção narrativa que configura o gênero transmidiático. À luz de Jenkins (2009) problematiza os conceitos de cultura da convergência e cultura participativa a fim de analisar como a esfera do entretenimento tem se apropriado das múltiplas plataformas de comunicação forjando narrativas cada vez mais densas. O UCM é um complexo universo que revolucionou o mercado ao apresentar uma dinâmica de histórias que permeiam multiplataformas nos formatos longa/curta-metragem, séries de televisão, séries digitais e comics, alterando os modos de produzir e capturar conteúdos ficcionais
Descrição:
AGUIAR, M. R. da S. Excelsior: estratégias de narrativa transmídia na construção do universo cinematográfico marvel. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Monografia]