dc.description.abstract |
A cada dia surgem novas empresas no Brasil através do empreendedorismo. Parte delas, de origem familiar, muitas vezes não se mantém no mercado por longos períodos conforme desejo de seus criadores por diferentes motivos. Assim, os fatores críticos de sucesso de uma organização buscam identificar pontos cruciais para a sobrevivência organizacional num mercado altamente competitivo. O objetivo deste artigo foi analisar os Fatores Críticos de Sucesso em uma empresa familiar do setor calçadista em Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e estudo de caso, de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada com a dirigente da empresa, levando em consideração as dimensões: gestão, competitividade, experiência de mercado e pessoal. Nos resultados, verificou-se que os fatores críticos de sucesso da referida empresa na gestão é a burocratização; na dimensão competitividade, a inovação constante como forma de manter-se competitiva no mercado que atua; na dimensão experiência de mercado, principalmente no início da organização, a experiência do fundador no campo de atuação da empresa é fator fundamental; e por fim, na dimensão pessoal, tem-se que o trabalho árduo e comprometimento com a organização é o principal fator de crescimento e perpetuação organizacional. Já no que se refere a fatores não críticos até o momento, ficaram evidentes: a ineficiência de sistemas e visão excessivamente em curto prazo, perfil do dirigente ou idade do mesmo e senso de realização, por exemplo, não se constituem de fundamental importância para o sucesso da instituição. |
pt_BR |