Resumo:
O desenvolvimento da psicomotricidade configura-se como um aspecto imprescindível ao desenvolvimento global da criança, constituindo-se como base para o processo de aprendizagem dos indivíduos. Nesse sentido, este trabalho objetiva identificar quais os benefícios da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança e como esta auxilia no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, pautada numa pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da temática em questão. Verificou-se que o desenvolvimento adequado da psicomotricidade traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento global da criança, relacionando-se diretamente com o processo de ensino-aprendizagem. Logo, há uma relação direta entre os elementos da psicomotricidade e caso haja algum prejuízos em um destes aspectos, a aprendizagem poderá ser afetada, acarretando em problemas na aquisição da leitura e escrita. Frente a isso, é preciso que o desenvolvimento psicomotor seja estimulado desde as séries iniciais, assumindo um papel profilático, a fim de prevenir possíveis inadaptações.
Descrição:
SANTIAGO, T. R. da S. Psicomotricidade na educação infantil e seus benefícios para o processo de ensino-aprendizagem: uma revisão sistemática. 2018. 27f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.