UEPB - Repositório Digital

Psicomotricidade na educação infantil e seus benefícios para o processo de ensino-aprendizagem: uma revisão sistemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santiago, Thallyane Rayssa da Silva
dc.date.accessioned 2018-11-27T11:16:51Z
dc.date.available 2018-11-27T11:16:51Z
dc.date.issued 2018-03-22
dc.identifier.other CDD 152.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17500
dc.description SANTIAGO, T. R. da S. Psicomotricidade na educação infantil e seus benefícios para o processo de ensino-aprendizagem: uma revisão sistemática. 2018. 27f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O desenvolvimento da psicomotricidade configura-se como um aspecto imprescindível ao desenvolvimento global da criança, constituindo-se como base para o processo de aprendizagem dos indivíduos. Nesse sentido, este trabalho objetiva identificar quais os benefícios da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança e como esta auxilia no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, pautada numa pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da temática em questão. Verificou-se que o desenvolvimento adequado da psicomotricidade traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento global da criança, relacionando-se diretamente com o processo de ensino-aprendizagem. Logo, há uma relação direta entre os elementos da psicomotricidade e caso haja algum prejuízos em um destes aspectos, a aprendizagem poderá ser afetada, acarretando em problemas na aquisição da leitura e escrita. Frente a isso, é preciso que o desenvolvimento psicomotor seja estimulado desde as séries iniciais, assumindo um papel profilático, a fim de prevenir possíveis inadaptações. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Psicomotricidade na educação infantil e seus benefícios para o processo de ensino-aprendizagem: uma revisão sistemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta