Resumo:
A inclusão escolar pode trazer benefícios incontestáveis para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, desde que sejam realizadas adequações e adaptações na dinâmica escolar e nas propostas pedagógicas. Atualmente, percebe-se um número crescente de matriculas de estudantes com deficiência no ensino superior do Brasil. Diante dessa realidade, as instituições de ensino superior (IES) têm sido convocadas a responder de modo cada vez mais satisfatório às especificidades destes estudantes. Surgem assim, em algumas instituições, políticas internas, regulamentos, programas e ações voltadas à inclusão de alunos com deficiência. Dessa forma, o presente trabalho bibliográfico tem como objetivo principal analisar como os artigos da Revista de Educação Especial abordam o processo de inclusão dos alunos com deficiência no ensino superior. Para tanto, foram analisados 6 (seis) artigos publicados entre 2013 a 2018 utilizando os seguintes descritores: “Ensino Superior”; “Inclusão”; “Alunos com Deficiência.” Os artigos analisados abordam a opinião de docentes e discentes frente a inclusão dos referidos alunos na academia, os desafios da formação inicial e as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino superior para promover tal inclusão. Assim, conclui-se que para favorecer tal inclusão, as IES precisam inserir o debate da educação inclusiva nos cursos de licenciatura, os docentes devem assumir o compromisso profissional com a diversidade humana, o qual depende de um processo de reestruturação dos espaços físicos e atualização contínua dos processos que regem as ações escolares e educacionais.
Descrição:
ALMEIDA, T. V. G. de. A inclusão de discentes com deficiência no ensino superior: análise de artigos na revista de educação especial. 2018. 46f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.