UEPB - Repositório Digital

Currículo e formação de professores de geografia das universidades públicas de Campina Grande - PB: singularidades e desafios

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Rozana Cadé
dc.date.accessioned 2018-11-27T11:29:38Z
dc.date.available 2018-11-27T11:29:38Z
dc.date.issued 2018-03-03
dc.identifier.other CDD 375
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17508
dc.description SANTOS, R. C. Currículo e formação de professores de geografia das universidades públicas de Campina Grande - PB: singularidades e desafios. 2018. 44f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Para compreendermos a formação do professor de Geografia é indispensável pensarmos as singularidades e desafios da sua formação inicial, especialmente quando pensamos na dimensão da educação e das práticas educativas, na qual são imprescindíveis ações que possibilite aos docentes em formação inicial pensar os problemas da ciência geográfica de maneira reflexiva e crítica, permitindo levar o futuro professor a ser sujeito desse processo. Dessa maneira, acreditamos que é importante conhecer as nuances que caracterizam a essência da proposta curricular para a formação inicial docente. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo conhecer as singularidades do currículo do curso de licenciatura de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFPB) em Campina Grande-PB. Para isso, analisamos o currículo e a formação do professor de Geografia como também as propostas curriculares desses cursos por meio dos Projetos Pedagógicos Curriculares e tentamos identificar às práticas pedagógicas em Geografia através das perspectivas dos alunos dos últimos períodos do curso, assim, a pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, por meio de estudo de caso, construída através de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo em ambas as instituições. O que trazemos nessa pesquisa é um olhar sobre a formação inicial docente em Geografia da UEPB e da UFCG, destacando aspectos que nos leve a refletir quais desafios são necessários para melhorarmos a formação docente e possivelmente apontarmos sugestões para resenharmos o papel da universidade diante desse cenário, dos professores e alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Licenciatura em geografia pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Currículo - Licenciatura pt_BR
dc.title Currículo e formação de professores de geografia das universidades públicas de Campina Grande - PB: singularidades e desafios pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta