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Smartphones: recurso didático, inclusão social e tecnologia cotidiana

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dc.contributor.author Melo, Flauber Nunes Vieira de
dc.date.accessioned 2018-11-27T11:29:59Z
dc.date.available 2018-11-27T11:29:59Z
dc.date.issued 2018-04-20
dc.identifier.other CDD 371.956
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17509
dc.description MELO, F. N. V. de. Smartphones: recurso didático, inclusão social e tecnologia cotidiana. 2018. 72f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Quando um grupo de indivíduos se une para avaliar a realidade da educação no nosso país a tendência mais previsível é o surgimento de inúmeras críticas aos métodos aplicados, performance dos alunos, infraestrutura das escolas, inadequação à sociedade atual e a competência dos professores, nem sempre lembrados como os principais condutores deste sistema. As soluções rapidamente propostas, sem tanta base teórica, se limitam a novas imposições que sugerem que as falhas da educação se devem exclusivamente a falta de rigidez de seus coordenadores, um minimalismo reflexivo que o meio acadêmico se esforça em superar desenvolvendo pesquisas mais cuidadosas e que de fato atendam os anseios do ambiente escolar. É inegável que a educação tem a alarmante dificuldade de se adequar com a devida agilidade as dinâmicas mudanças culturais protagonizadas por essa sociedade altamente tecnológica que a cerca. Buscando unir as tendências do cotidiano informacional de hoje com a prática de ensino essa pesquisa tem como principal objetivo entender se é possível associar os smartphones, o principal artigo tecnológico de massa deste início de sec. XXI, com o ambiente escolar já defasado. Com o enfoque na prática de ensino da disciplinar escolar de Geografia essa pesquisa propõe como objetivos específicos entender os anseios dos professores e alunos acerca da temática e desenvolver um compilado de sugestões de ferramentas que facilitem essa integração. Sendo regida pelo método fenomenológico, essa produção é apresentada com uma natureza de pesquisa básica e abordagem que mescla o quantitativo e qualitativo. Apresentando como resultados estatísticas provindas de questionários aplicados com professores e alunos, a fim de obter um maior entendimento da opinião de ambas as partes acerca da temática, além disso, posteriormente foi desenvolvida uma listagem de softwares de smartphones aplicáveis em sala de aula de grande valia para os avanços dos estudos na área de educação e da tecnologia como recurso didático, além de se mostrar de acordo com tendências inovadoras e em recente ascensão como no caso da gamificação, mas que a oferta de infraestrutura da escolas e tendência mais conservadora de muitos profissionais pode dificultar sua aplicação, contudo, a temática se mostra com uma relevância especial em um cenário tão necessitado de renovações. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: João Damasceno pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Smartphones pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Tecnologia da educação pt_BR
dc.title Smartphones: recurso didático, inclusão social e tecnologia cotidiana pt_BR
dc.type Other pt_BR


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