dc.contributor.author |
Melo, Flauber Nunes Vieira de |
|
dc.date.accessioned |
2018-11-27T11:29:59Z |
|
dc.date.available |
2018-11-27T11:29:59Z |
|
dc.date.issued |
2018-04-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.956 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17509 |
|
dc.description |
MELO, F. N. V. de. Smartphones: recurso didático, inclusão social e tecnologia cotidiana. 2018. 72f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Quando um grupo de indivíduos se une para avaliar a realidade da educação
no nosso país a tendência mais previsível é o surgimento de inúmeras críticas aos
métodos aplicados, performance dos alunos, infraestrutura das escolas,
inadequação à sociedade atual e a competência dos professores, nem sempre
lembrados como os principais condutores deste sistema. As soluções rapidamente
propostas, sem tanta base teórica, se limitam a novas imposições que sugerem que
as falhas da educação se devem exclusivamente a falta de rigidez de seus
coordenadores, um minimalismo reflexivo que o meio acadêmico se esforça em
superar desenvolvendo pesquisas mais cuidadosas e que de fato atendam os
anseios do ambiente escolar. É inegável que a educação tem a alarmante
dificuldade de se adequar com a devida agilidade as dinâmicas mudanças culturais
protagonizadas por essa sociedade altamente tecnológica que a cerca. Buscando
unir as tendências do cotidiano informacional de hoje com a prática de ensino essa
pesquisa tem como principal objetivo entender se é possível associar os
smartphones, o principal artigo tecnológico de massa deste início de sec. XXI, com o
ambiente escolar já defasado. Com o enfoque na prática de ensino da disciplinar
escolar de Geografia essa pesquisa propõe como objetivos específicos entender os
anseios dos professores e alunos acerca da temática e desenvolver um compilado
de sugestões de ferramentas que facilitem essa integração. Sendo regida pelo
método fenomenológico, essa produção é apresentada com uma natureza de
pesquisa básica e abordagem que mescla o quantitativo e qualitativo. Apresentando
como resultados estatísticas provindas de questionários aplicados com professores
e alunos, a fim de obter um maior entendimento da opinião de ambas as partes
acerca da temática, além disso, posteriormente foi desenvolvida uma listagem de
softwares de smartphones aplicáveis em sala de aula de grande valia para os
avanços dos estudos na área de educação e da tecnologia como recurso didático,
além de se mostrar de acordo com tendências inovadoras e em recente ascensão
como no caso da gamificação, mas que a oferta de infraestrutura da escolas e
tendência mais conservadora de muitos profissionais pode dificultar sua aplicação,
contudo, a temática se mostra com uma relevância especial em um cenário tão
necessitado de renovações. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: João Damasceno |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Smartphones |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da educação |
pt_BR |
dc.title |
Smartphones: recurso didático, inclusão social e tecnologia cotidiana |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |