UEPB - Repositório Digital

As interfaces da matemática por meio das ações docentes nos anos iniciais de escolaridade: uma investigação com professores de uma escola municipal de Ouro Velho - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramos, Edielso de Sousa
dc.date.accessioned 2018-11-29T17:23:07Z
dc.date.available 2018-11-29T17:23:07Z
dc.date.issued 2017-12-15
dc.identifier.issn CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17527
dc.description RAMOS, E. S. As interfaces da matemática por meio das ações docentes nos anos iniciais de escolaridade: uma investigação com professores de uma escola municipal de Ouro Velho - PB . 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A psicopedagogia enquanto área de estudo que discute o processo de aprendizagem e dificuldades dos alunos, muito tem contribuído para explicar a causa das dificuldades de aprendizagem, pois tem como objetivo central de estudo o processo humano do conhecimento: seus padrões evolutivos normais e patologias bem como a influência (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento. Pensando no ensino de Matemática, sabemos que muitos alunos apresentam pouca afinidade com a disciplina e consequentemente é necessário que ele seja motivado a partir de um ensino mais dinâmico desde os anos iniciais de escolaridade. Dessa forma, a presente pesquisa refere-se à uma investigação realizada com professores que atuam nos anos iniciais de escolaridade na cidade de Ouro Velho – PB, com o objetivo de compreender como esses professores pensam e realizam o ensino de Matemática com seus alunos numa concepção formativa frente à realidade que vivenciam. Nesse estudo, além do aprofundamento teórico, foi proposto um questionário composto por oito perguntas a um grupo de oito professores, no entanto, apenas a metade devolveu o questionário respondido. Os resultados analisados apontam indícios da forma tradicional como o ensino de Matemática vem acontecendo desde o início da formação do aluno e a necessidade de investimentos em uma formação continuada. pt_BR
dc.description.sponsorship Gilmara Gomes Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Professores de matemática pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title As interfaces da matemática por meio das ações docentes nos anos iniciais de escolaridade: uma investigação com professores de uma escola municipal de Ouro Velho - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta