Resumo:
O presente artigo apresenta a proposta destacar a importância de se trabalhar a leitura e a
escrita dos alunos, a partir do uso do gênero discursivo cordel. Ancoramos nossa pesquisa no
interacionismo sociodiscursivo (ISD), que entende as práticas de linguagem como
instrumentos de desenvolvimento do pensamento consciente humano e da interação social.
Nosso objetivo é apresentar o relato de uma sequência didática realizada numa turma de 8º
ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual do Município de Guarabira-PB,
durante a disciplina Prática Pedagógica II. Desta maneira, direcionamos nossos estudos para o
interacionismo sociodiscursivo proposto por Bahktin (2006) e Marcuschi (2002), que defende
a aprendizagem como um mérito da interação social; Schneuwly, Bernard & Dolz (2004),
sobre as sequências didáticas e Abreu (1999) sobre a histórias dos cordéis e folhetos. Como
resultado, pudemos notar melhoras significantes referentes à motivação dos alunos para a
leitura e o processo de escrita priorizando a expressão dos temas do cotidiano.
Descrição:
SANTOS JÚNIOR, J. F. dos. A literatura de cordel em sala de aula: uma proposta didática. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.