Resumo:
O tema que norteia esta pesquisa se refere ao autismo. O mesmo tem por objetivo principal abordar questões relativas à inclusão escolar de alunos com o Transtorno do Espectro Autista – TEA. A metodologia utilizada se caracteriza como descritiva com uma abordagem qualitativa, realizado por meio de uma revisão de literatura com a finalidade de descrever os principais aspectos do autismo e da inclusão escolar, tendo como suporte as várias teorias e teóricos (Eugênio Cunha -2015; Ulisses Costa – 2013; Silvia Ester Orrú – 2016; John Donvan & Caren Zucker – 2017 e outros autores) que tratam sobre a temática acima mencionada, reforçando também o papel da família, sociedade e ambiente escolar. Para a seleção da literatura que respondessem aos objetivos da presente pesquisa, realizou-se uma busca de artigos científicos que tratassem desse assunto nos últimos 10 anos no Scientific Eletronic Library Online (SCIELO Brasil). Foram encontrados e selecionados inicialmente nesse site 7 artigos com base em títulos e resumos, quando relacionados aos objetivos da pesquisa, buscou-se o texto completo. Os artigos científicos revisados foram publicados entre 2009 e 2016, obtidos por meio de descritores, tais como: autismo, inclusão escolar. Encontramos os seguintes resultados: que a inclusão escolar de crianças com autismo, requer capacitação dos professores para melhor oferecer uma aprendizagem, logo, que a falta de conhecimento sobre o transtorno autista impede de reconhecer as verdadeiras necessidades dos alunos autistas. Concluímos que a criança com autismo tem possibilidade de ser incluído na educação com ensino regular o que favorece seu desenvolvimento e suas capacidades no contexto da interação social, visto que a mesma sociedade em que vivemos o autista também vive.
Descrição:
RIBEIRO, T. F. R. Um olhar sobre o autismo: inclusão escolar, conceitos e discussões. 2018. 33f.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.