Resumo:
O presente artigo aborda a relevância da relação professor/aluno na educação infantil através o afeto, tendo como parâmetro artigos que abordam a concepção de Henry Wallon sobre a afetividade. Nesse sentido, o objetivo geral analisar publicações que delineiam a implicação da afetividade sob o olhar Walloniano na relação professor-aluno da educação infantil. Dessa forma, foi realizada uma revisão sistemática em artigos publicados no período de 2012 a 2017, os quais abordam a teoria walloniana. A abordagem exploratória da pesquisa realizada está pautada na ideia de que o indivíduo tratado com afeto pode-se transformar em um ser humano melhor, com a capacidade plena de enfrentar os problemas não só dentro da sala de aula, como também, no seu cotidiano fora da escola. Nesse contexto, é possível observar através de uma análise qualitativa, que o educador deve fazer o seu trabalho procurando estar emocionalmente equilibrado para poder intervir nos conflitos que surgem em sala de aula, mas que pode advir da vivência no cotidiano do aluno. Dessa forma, constata-se que os autores analisados consideram a afetividade, juntamente com as atividades que incentivam a capacidade motora e cognitiva fatores primordiais do processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento da criança depende também da participação da família como ferramenta importante nesse desenvolvimento. Além disso, observa-se que o bom relacionamento em sala de aula, pautado no respeito favorece essa mediação, sendo a relação afetiva entre professor e aluno da educação infantil positiva e que melhora o desenvolvimento da criança através da humanização.
Descrição:
DIAS, L. M. F. Afetividade na relação professor - aluno no contexto teórico de Henri Wallon: uma revisão sistemática. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.