UEPB - Repositório Digital

O uso do desenho no processo de aprendizagem infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Castro, Joanisia Melo Castanha
dc.date.accessioned 2018-12-06T23:19:10Z
dc.date.available 2018-12-06T23:19:10Z
dc.date.issued 2018-08-13
dc.identifier.other CDD 372.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17588
dc.description CASTRO, J. M. C. O uso do desenho no processo de aprendizagem infantil. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Evidencia-se, nesse artigo, uma reflexão acerca da disposição do desenho no ensino e na aprendizagem. Sabidamente crianças são mais propensas à dispersões e, historicamente, o desenho se mostrou uma estratégia importante na concentração e na aquisição de novos conhecimentos. Para tal estudo, utilizou-se uma análise qualitativa do tipo descritiva por coocorrência, a fim de incitar assuntos pertinentes ao tema. Objetivou-se avaliar as respostas de cinco professoras da educação infantil, da cidade de Campina Grande – Paraíba, colhidas a partir de um questionário semiestruturado, buscando verificar o grau de utilização do desenho no processo de aprendizagem e aferir o uso de práticas hegemônicas por parte dos docentes. Após a apreciação das respostas dadas, percebeu-se a íntima ligação entre o desenho e o processo de aprendizagem. No entanto com o passar dos anos letivos, os alunos deixam a representação simbólica que o desenho possibilita e, aos poucos, adotam técnicas mais rígidas e sistémicas, como a utilização de símbolos, palavras e números. Destarte, nota-se a importância do desenho nos primeiros anos de ensino, exercendo uma função importante no processo de concretização do conhecimento, permitindo que a criança inicie sua vida escolar a partir das simbolizações que permeiam a faixa etária, adquirindo, aos poucos, novas formas de resolução de problemas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Farias Antero pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Educação artística pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title O uso do desenho no processo de aprendizagem infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta