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A prática de estágio como campo de investigação: os desafios no cotidiano escolar como espaço de inclusão

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dc.contributor.author Silva, Josefa Maiara da
dc.date.accessioned 2018-12-06T23:23:57Z
dc.date.available 2018-12-06T23:23:57Z
dc.date.issued 2018-08-20
dc.identifier.other CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17589
dc.description SILVA, J. M. da A prática de estágio como campo de investigação: os desafios no cotidiano escolar como espaço de inclusão. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho monográfico apresentar os resultados de um estudo de caso desenvolvido na rede pública de ensino do município de Campina Grande, na etapa da Educação Infantil,objetivando verificar se o trabalho que vem sendo desenvolvidoatende as demandas e orientações contidas nos documentos nas diretrizes e orientações específicas relacionadas às temáticas da proposta de educação para a diversidade e a inclusão. O interesse desse estudo surgiu da junção dos componentes de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, e de Educação Diversidade e Inclusão social. A pesquisa foi realizada numa instituição da rede pública de Campina Grande- PB, com inicio em 13 de fevereiro de 2017 e término em 17 de abril do mesmo ano. As análises apresentadas neste estudo, estão respaldadas em documentos e diretrizes nacionais, a exemplo da LDB (1996), das DCNEI (2009), e da Declaração de Salamanca (1994). Estudos realizados por Candau (2008), Santos (2008), Mantoan (2008), Figueiredo (2008), dentre outros, também deram sustentação às nossas discussões. Esta investigação classifica-se como estudo de caso e contou com as estratégias da observação naturalista e entrevista com as professoras. Dentre as inúmeras “descobertas”, em linhas gerais, podemos dizer que o(a) professor(a) não pode deixar de lado as diretrizes e documento próprios da educação para seguir orientações do senso comum ou da religião que pratica, este tipo de educação cabe a outra instituição, a família. Entretanto, o que observamos foi o predomínio das concepções religiosa e pessoal dominando a prática profissional. Quando a ação se dar separada das diretrizes e orientações específicas da temática da diversidade afasta-se de uma educação efetivamente inclusiva, pois continua permitindo situações de exclusão e discriminação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cristiane Maria Nepomuceno pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Estágio docente pt_BR
dc.subject Educação infantil pública pt_BR
dc.subject Diversidade cultural pt_BR
dc.title A prática de estágio como campo de investigação: os desafios no cotidiano escolar como espaço de inclusão pt_BR
dc.type Other pt_BR


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