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O professor enquanto leitor envolve-se com a leitura, com as estratégias para o ensino de leitura e, consequentemente, de literatura, sabendo que também é uma atividade na qual o contraditório, queiramos ou não, sempre está presente. Associado a isso, não podemos perder de vista o leitor em potencial que povoa a escola, sobretudo quando se trata de leitura e de promovê-la na escola ou em outro lugar. Não podemos ignorar o fato de que o professor enquanto leitor precisa ter consciência de que há os diversos estágios por qual passa um leitor. Por compactuar desse pensamento é que desenvolvemos esse estudo, tendo como objetivo geral de analisar práticas de leitura/literatura infantil em turmas de pré-escola I e II da Escola Escola Municipal Paulo Antônio Gaião, na cidade de Alagoa Nova PB. Esse estudo se centra numa pesquisa qualitativa e como técnica de pesquisa, o estudo teórico coleta de dados foi realizada por meio de observação, questionário, e diálogos informais visando não só identificar as práticas de Literatura Infantil, mas dialogar com a parte teórica desse estudo, no sentido de confrontar as concepções de leitura e literatura infantil das professoras da escola campo da pesquisa e a dos teóricos que abordam a temática. Chegando, assim por essa via, a conclusão do quão contraditório e ardiloso se configura a atividade com a leitura no sentido mais amplo da palavra. Para isso, nos ancoramos em estudos de Cadermatori (2012); Cosson (2014); Lajolo (1996) e outros. Percebemos que existe por parte da escola e da equipe de professoras um empenho em desenvolver as atividades voltadas para as práticas de leitura, de modo prazeroso e fazendo uso de diferentes recursos como livros, as tecnologias digitais, materiais concretos, fantasias e a própria criatividade. Reconhecemos a positividade da experiência da pesquisa tanto para nossa prática enquanto docentes, quanto para procurar sempre aspectos a serem melhorados no que se refere ao trabalho com a literatura infantil nas instituições de ensino. |
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