Resumo:
Compreende-se que cada indivíduo tem seu ritmo próprio de assimilação de informações
podendo levar anos para desenvolver as habilidades necessárias para ler e escrever. Neste
sentido como reforço escolar contribui para o processo de aquisição da leitura e da escrita nos
anos iniciais do ensino fundamental? O objetivo deste estudo é investigar as contribuições do
reforço escolar no processo de ensino aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais do
ensino fundamental I. A abordagem metodológica desta pesquisa classifica-se como qualitativa
em educação, incialmente bibliográfica, posteriormente exploratória, culminando em uma
pesquisa de campo. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi um questionário
semiestruturado, com questões abertas. Os sujeitos da pesquisa foram professoras do ensino
regular da Escola Municipal do Ensino Fundamental Desembargador Braz Barachy e no
Colégio Ágape, ambas situadas no município de Pilões-PB e professoras de reforço escolar.
Como referencial teórico, utilizamos os estudos de: Libâneo (2008) Paro (2016), Souza (2002).
Os resultados deste estudo apontam o reforço escolar como auxilio para os alunos que
apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita no processo de alfabetização.
Descrição:
SANTOS, M. J. T. dos. As contribuições do reforço escolar na aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental I. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.