Resumo:
Na atualidade, compreende-se a ludicidade como um fator relevante no desenvolvimento do
processo de ensino, tendo em vista permitir aos estudantes uma aprendizagem significativa
através de aulas divertidas e dinâmicas. O objetivo geral desse trabalho é refletir sobre a
importância dos jogos e brincadeiras na melhoria do processo de ensino–aprendizagem,
mostrando as contribuições da ludicidade a partir de uma experiência prática vivenciada numa
escola estadual na cidade de Mulungu-PB, destacando o brincar na perspectiva da relação
teoria-prática, considerando as produções científicas, acadêmicas e as ações de professores,
gestores, estudantes e pais durante o semestre letivo. A metodologia utilizada foi de cunho
qualitativo, envolvendo a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Dessa forma, percebe-
se que o lúdico nas atividades escolares tem apresentado resultados satisfatórios, possibilitando
o desenvolvimento da autonomia e o despertar do interesse dos estudantes pelos conteúdos
escolares. Concluímos que, o brincar não se torna uma atividade vã, mas o caminho para
descobrir e construir o conhecimento.
Descrição:
ALVES, G. da S. Quando a semana é do estudante! Reflexões sobre o lúdico na escola. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.